sexta-feira, novembro 24, 2006

Menor mas não menos perigoso

Dando uma olhada básica na internet durante a manhã de hoje li a matéria Menor confessa assassinato de socialite no RJ, a matéria redige mais uma história repugnante de dois marmanjos um deles com 17 anos armado com um revolver calibre 38 foi quem atirou na “cabeça” da mulher que ele assaltava em um farol e que já tinha entregado seus pertences (e diga-se de passagem, dane-se ser socialite ou não, isso só justifica o assunto estar na mídia), a matéria conta que ele disse estar muito nervoso, "matei sem-querer" disse (ah! VSF).

Isso aliado ao que presenciei na ultima semana, quando tive a honra de presenciar um dos garotos de rua quebrar a janela de um 206 bem na minha frente, se projetar pra dentro do carro e sair correndo com a bolsa da mulher que dirigia o veiculo, garoto este que normalmente esta sempre mendigando no mesmo farol da Avenida do Estado onde presenciei o assalto, ou seja, continuei vendo-o praticamente todos os dias após o assalto, como é menor e não pode ser preso, literalmente não esta nem ai pra policia ou pra qualquer chance de punição.

Daí vem a idéia já muito praticada entre os delinquentes de ter sempre na linha de frente de suas quadrilhas os “menores” que do meu ponto de vista são ainda mais perigosos que os considerados “maiores” pois como as leis (inclusive o estatuto da infancia e do adolecente) os protegem, inclusive com o trunfo do anonimato, sua identidade por lei deve ser preservada. A criança de 17 anos e armada com o revolver calibre 38 que matou a Ana Cristina ontem, foi identificado na reportagem como M.M.V. e não pode ter a foto divulgada, é o fim da picada!

Por isso sou a favor da diminuição da maioridade penal pra 14 anos no mínimo e tratar casos especiais quando a idade for inferior a essa porem o crime cometido for hediondo ou reincidente.

Bom foi meu primeiro post no Bluft e infelizmente foi motivado mais por indignação q do que pela paixão pela escrita, mas e esse sentimento também é um dos combustíveis que move o mundo.


Fui

7 comentários:

Mauro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mauro disse...

Até que enfim o sr. resolveu estrear no Bluft!, mas valeu a pena esperar, pois já começa com um assunto bem polêmico.
Eu também sou a favor da diminuição da maioridade penal. Quiçá da extinção da maioridade penal. Pagamos (muito bem) nossos juízes, portanto deveriam analisar caso a caso, sem se prender na idade e sim no crime especificamente.
Abraços.

Ricardo Ramos disse...

Estamos vivendo num mundo cão meu caro.

Primeiro que com 16 anos pode-se votar, mas não ser preso. Incoerência.

Sem contar que o sistema carcerário está falido, precisa ser revisto. E a FEBEM então? É praticamente a faculdade dos marginais, um SPA pra algum deles.

Dando uma de político: Enquanto não se achar uma solução para a má distribuição de renda, educação para todos, etc, esse ciclo vicioso de sem dinheiro, sem estudo, crime, violência, nunca acabará.

Fui...

Anônimo disse...

O tal menor estava solto faziam duas semanas... acabado de sair da FEBEM.
Em outros países até menores de 10 anos são julgados e condenados por seus atos.
Mas aqui é mto complicado, os direitos humanos pra quem não é humano tiram o poder de qualquer punição. Além disso basta ver qual foi o senador eleito aqui em São Paulo, fez até greve de fome por um preso...
Agora vai vc ter um acesso de raiva e matar um delinquente desses "sem querer"...

Adriano disse...

Não que eu seja extremista, à favor de pena de morte e etc ( aliás, não sou a favor da pena de morte aqui no Brasil apenas pelo fato de não termos justiça pra todo mundo, só iriam morrer pobre e laranjas, mas a prisão perpétua ateh q cairia bem... bom isso é tema pra outro post hehe), mas precisar ter 18 anos pra responder pelos seus crimes é ridículo!

Lembra do casal morto no camping, tambem foi um "menor", a garota foi estuprada e morta com requintes de crueldade!

Isso tem q ser revisto, se cada deputado, senador, lider de governo fosse abordado por algum desses "menores" com certamente a historia mudaria.

Anônimo disse...

É dificil identificar os culpados nesse esquema (menores e maiores) temos brechas na lei q nos deixam de mãos atadas para protestar ou exigir qualquer coisa.
A única coisa certa é que a cada dia estamos mais enterrados nesse monte de lixo, de corrupção, assassinatos impunes, menores q matam e não podem ser presos mais tem o "direito" de votar e escolher um governante para o Brasil, engraçado isso né?
E como nada muda so podemos nos proteger contra esses "pequenos/grandes" marginais.

Anônimo disse...

Essa semana fiquei muito indignada com a aprovação de uma lei onde concederam 13° para beneficiários do Bolsa Família...deveriam se preocupar em aprovar leis que diminuem a impunidade no Brasil, como já foi dito aqui, diminuição da maioridade penal e da prisão perpétua...